Codificar apenas Casos Confirmados
Codifique somente um diagnóstico confirmado da nova doença de Coronavírus de 2019 (COVID-19), conforme documentado pela equipe assistencial, quando houver resultado positivo no teste COVID-19. Para casos confirmados, utilize o código U07.1 - COVID-19.
Neste contexto, a "confirmação" não necessita da especificação do tipo de teste realizado, o registro da equipe de saúde indicando que o indivíduo está com COVID-19 é suficiente.
Para indivíduos assintomáticos com teste positivo para COVID-19, atribua o código U07.1 - COVID-19. Embora o indivíduo não apresente sintomas, ele testou positivo e é considerado portador da infecção por COVID-19.
Caso o profissional de saúde registre "suspeita", "exposição", "possível", "provável" ou "inconclusivo" para COVID-19, não utilize o código U07.1. Em vez disso, atribua código(s) que justifiquem a consulta (como febre) ou o código Z20.8 - Contato e exposição (suspeita) a outras doenças transmissíveis.
Sequenciamento de Códigos
Quando o COVID-19 atender à definição de diagnóstico principal, o código U07.1 - COVID-19 deverá ser o CID principal, seguido pelos códigos adequados no CID secundário, para as manifestações associadas, exceto nos casos de pacientes obstétricos durante a gravidez, parto, puerpério ou em neonatos.
Caso o paciente necessite de Dispositivos Invasivos e Procedimentos, faça o preenchimento nas respectivas abas.