No processo de codificação DRG, as situações representam os diferentes estágios da internação, sendo classificadas da seguinte forma:
-
Autorização: Refere-se à fase em que a internação foi autorizada pela fonte pagadora, mas o paciente ainda não foi internado. Essa situação é utilizada quando uma Autorização de Internação Hospitalar (AIH) foi gerada para o paciente, mas ele ainda não chegou ao hospital. A partir desses dados, é possível gerar automaticamente um DRG no sistema, desde que haja integração entre os sistemas (importação de dados).
-
Admissional: Utilizada quando o cadastro do DRG é realizado no momento da admissão do paciente, com uma previsão do tempo de internação. As informações fornecidas no ato da admissão permitem o gerenciamento da internação e o planejamento de ações para garantir uma alta segura e assistência eficiente ao paciente.
-
Prorrogação: Esta situação se aplica quando há necessidade de estender o período de internação. Ela é utilizada em internações prolongadas que exigem Altas Administrativas para faturamento e posterior prorrogação dos dias de internação.
-
Alta: A situação de alta é utilizada quando o paciente está pronto para ser liberado do hospital, com todos os diagnósticos identificados e procedimentos realizados. O DRG de Alta é considerado o DRG final do paciente.