Classe do DRG Brasil Refinado: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema ao gravar o registro do paciente. O DRG Brasil classifica o paciente em um grupo clínico ou cirúrgico, com base nos dados inseridos. A correta inserção dos dados é fundamental para o cálculo adequado do DRG.
- O DRG é dividido em duas categorias: Clínico e Cirúrgico.
- Ao internar um paciente para um procedimento cirúrgico, o procedimento deve ser registrado no DRG Brasil. Se não for feito, o DRG poderá ser calculado incorretamente como clínico.
IMPORTANTE: O usuário deve verificar se o DRG gerado está correto. Em casos de erro de codificação, o sistema pode classificar o registro com o Código 999 – DRG NÃO DEFINIDO.
Nível de Severidade: O Nível de Severidade (NS) indica a complexidade e a necessidade de recursos para o tratamento do paciente. Ele influencia diretamente no tempo de permanência previsto, sendo dividido em níveis que variam conforme a condição do paciente.
- O DRG Brasil Refinado oferece até 5 níveis de severidade para uma condição específica.
- Os níveis vão desde NS 1 (menor severidade) até o nível mais alto, com aumento progressivo do uso de recursos e tempo de internação previsto.
Peso Relativo do DRG: O Peso Relativo do DRG é preenchido automaticamente com base no DRG gerado para o paciente, sendo atualizado conforme o ano fiscal. Ele representa a média de consumo de recursos por tipo de caso.
-
- O cálculo do peso relativo é feito estimando a média de consumo de recursos por caso, medido em reais, e comparando-o à média de consumo de todos os DRGs.
- Essa medida é usada para avaliar o consumo de recursos hospitalares de forma mais precisa, refletindo as diferenças no custo de tratamento entre diferentes DRGs.