A diabetes mellitus secundária é caracterizada por um aumento nos níveis de glicose no sangue como resultado de outra condição médica ou evento, como fibrose cística, neoplasia maligna do pâncreas, pancreatectomia, efeito adverso de medicamentos ou envenenamento. Este artigo destaca a diabetes mellitus secundária devido à pancreatectomia.
O que é diabetes mellitus secundária a pancreatectomia?
A diabetes mellitus secundária a pancreatectomia ocorre quando há remoção cirúrgica de parte ou de todo o pâncreas, resultando na ausência de insulina.
Codificação na plataforma DRG Brasil
Para pacientes com diabetes mellitus secundário à pancreatectomia, utilize os seguintes códigos:
-
Diagnóstico principal:
- E89.1 – Hipoinsulinemia pós-procedimento
Este código reflete a insuficiência de insulina devido a um procedimento cirúrgico.
- E89.1 – Hipoinsulinemia pós-procedimento
-
Diagnósticos secundários:
- E13.- – Outros tipos especificados de diabetes mellitus Subcategoria deve ser ajustada conforme a presença de complicações (E13.9 se não houver complicações).
- Z90.4 – Ausência adquirida de outras partes do trato digestivo Indica a ausência adquirida de parte do pâncreas.
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades. Se você o recebeu por engano, favor entrar em contato com o remetente imediatamente e apagá-lo de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.