Esta categoria engloba a doença cardiorrenal, doença cardiovascular renal e qualquer afecção classificada em I11.- em conjunto com qualquer afecção classificada em I12.-.
Utilização dos CIDs I13.0 e I13.2
- O CID I13.0 - Doença Cardíaca e Renal Hipertensiva com Insuficiência Cardíaca (Congestiva) deve ser utilizado quando a insuficiência cardíaca congestiva está associada a uma doença cardíaca e renal hipertensiva.
- O CID I13.2 - Doença Cardíaca e Renal Hipertensiva com Insuficiência Cardíaca (Congestiva) e Insuficiência Renal deve ser utilizado quando a insuficiência cardíaca congestiva está associada a uma doença cardíaca e renal hipertensiva, com insuficiência renal.
O uso dos CIDs I13.0 e I13.2 deve ser acompanhado por um CID da categoria I50.
Orientações de Codificação
Não codificamos o CID I10 - Hipertensão Essencial (Primária) em conjunto com CIDs da categoria I13. A categoria já indica que o paciente é portador de doença cardíaca hipertensiva e, neste caso, também de doença renal.
Lembre-se de que o paciente com insuficiência renal deve ter o estágio de sua doença codificado. Os estágios da doença renal estão classificados no N18.8 com especializações de 1 a 5, sendo que o CID N18.0 caracteriza a doença renal em estágio final.