O que é Suporte Ventilatório?
O suporte ventilatório é um método utilizado para tratar pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Esse suporte pode ser classificado em duas categorias principais: invasivo e não invasivo (VNI).
Classificação do Suporte Ventilatório
-
Ventilação Invasiva: Utiliza uma prótese inserida na via aérea, como um tubo oro ou nasotraqueal (menos comum) ou uma cânula de traqueostomia.
-
Ventilação Não Invasiva (VNI): Utiliza uma máscara como interface entre o paciente e o ventilador. Os métodos de VNI incluem:
- CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas): Recomendado para tratar distúrbios como ronco e apneia obstrutiva do sono.
- BIPAP (Bi-level Positive Airway Pressure): Oferece duas pressões de tratamento: uma para inalação (IPAP) e outra para exalação (EPAP).
- EPAP (Pressão Positiva Expiratória nas Vias Aéreas): Aplicada para auxiliar o paciente durante a expiração.
Como codificar?📋
No DRG Brasil, o suporte ventilatório deve ser registrado na aba Dispositivos Invasivos no registro de paciente.
Cada linha dessa aba representará um episódio de suporte ventilatório ao qual o paciente foi submetido durante a internação hospitalar. Não há limite para a quantidade de episódios que podem ser registrados.
Para adicionar um novo episódio, clique no botão . Para cada episódio de suporte ventilatório, informe:
-
Tipo de Suporte Ventilatório: Se é invasivo, não invasivo ou sem informação (informação obrigatória).
- Se Invasivo: Indique se é tubo oro/nasotraqueal, traqueostomia, ou sem informação (informação obrigatória se o tipo for invasivo).
- Local de Inserção: Local onde o suporte ventilatório foi colocado: no CTI ou fora do CTI (informação obrigatória).
-
Período Inicial do Suporte Ventilatório:
- Data: Quando o suporte foi iniciado.
- Hora: Hora de início do suporte.
-
Período Final do Suporte Ventilatório (obrigatório se a situação do DRG for “Alta”):
- Data: Quando o suporte foi finalizado.
- Hora: Hora de finalização do suporte.
- Condição Adquirida (CA) decorrente da utilização do suporte ventilatório (opcional). É possível associar mais de uma condição adquirida por episódio. Exemplos: lesão nasal pelo CPAP ou VNI, Pneumotórax Traumático, Extubação acidental, Falha da extubação, etc.
Observação: A condição adquirida deve ser cadastrada na aba “Condição Adquirida” antes de ser utilizada. Não é necessário informar o profissional responsável pelo suporte ventilatório.