Este artigo apresenta as diretrizes de codificação para casos de anemia em pacientes com doenças neoplásicas, abordando cenários como neoplasias, quimioterapia, radioterapia e condições associadas a outras causas, como uso de medicamentos ou doenças subjacentes.
1. Codificação da anemia em doenças neoplásicas
Quando o paciente apresenta anemia devido à neoplasia e o tratamento é focado na anemia, os seguintes códigos devem ser utilizados:
- Neoplasia primária: Codificada como o diagnóstico principal.
- Anemia: Utilizar D63.0 - Anemia em neoplasias como código adicional.
2. Anemia causada por quimioterapia
Se a anemia é causada pela quimioterapia e o foco do tratamento é a anemia, a codificação deve incluir:
- Neoplasia primária: Como diagnóstico principal.
- Anemia: D63.0 como código secundário.
- Evento adverso da quimioterapia: T45.1 - Intoxicação por drogas antineoplásicas e imunossupressoras, como cid secundário.
3. Anemia causada por radioterapia
Quando a anemia resulta de radioterapia e o tratamento foca na anemia, os códigos utilizados incluem:
- Neoplasia primária: Como diagnóstico principal.
- Anemia: D63.0 como código secundário.
- Reação adversa à radioterapia: Y84.2 - Reação anormal em paciente ou complicação tardia causada por procedimento radiológico e radioterapia, como cid secundário.
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades. Se você o recebeu por engano, favor entrar em contato com o remetente imediatamente e apagá-lo de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.