D59 – Anemia hemolítica adquirida
O código D59 da CID-10 refere-se às anemias hemolíticas que não têm origem hereditária, mas sim causas adquiridas ao longo da vida. Essas condições resultam na destruição precoce das hemácias (glóbulos vermelhos), provocando sintomas como fadiga, palidez, icterícia e, em casos mais graves, insuficiência renal e colapso circulatório.
As causas dessas anemias incluem reações autoimunes, uso de medicamentos, infecções, exposição a substâncias tóxicas ou agentes físicos, como queimaduras ou traumas mecânicos.
Subcategorias do CID D59:
- D59.0 Anemia hemolítica auto-imune induzida por droga
- D59.1 Outras anemias hemolíticas auto-imunes: Em caso de Recém-Nascido (RN) use o P55 - Doença hemolítica do feto e do recém-nascido
- D59.2 Anemia hemolítica não-auto-imune induzida por drogas
- D59.3 Síndrome hemolítico-urêmica
- D59.4 Outras anemias hemolíticas não-autoimunes
- D59.5 Hemoglobinúria paroxística noturna [Marchiafava-Micheli]
- D59.6 Hemoglobinúria devida à hemólise por outras causas externas
- D59.8 Outras anemias hemolíticas adquiridas
- D59.9 Anemia hemolítica adquirida não especificada: Contemplando a Doença de Abrami
Artigos Populares
- Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50-D89)
- Neutropenia Febril
Perguntas Frequentes
O código D59.0 deve ser usado quando a anemia hemolítica for causada por uma reação autoimune relacionada ao uso de medicamentos. Lembre-se de codificar também a substância causadora, se conhecida.
Não. A síndrome hemolítico-urêmica pode ocorrer em crianças e adultos. Utilize D59.3 sempre que houver esse diagnóstico confirmado, e para Recém-Nascidos, use o Doença hemolítica do feto e do recém-nascido - P55
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades.
Se você o recebeu por engano, entre em contato com o remetente imediatamente e apague-o de seus arquivos.
Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele, é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.