O código O26 da CID-10 é utilizado para registrar condições que complicam a gravidez, mas que não se enquadram em categorias específicas. Ele abrange alterações clínicas diretamente relacionadas ao estado gestacional, exigindo monitoramento ou tratamento durante o pré-natal, o parto ou o puerpério.
Este código contempla situações como ganho ou perda inadequada de peso, herpes gestacional, retenção de DIU na gravidez, transtornos do fígado, subluxação da sínfise púbica, entre outras. É especialmente importante em casos nos quais a condição clínica surge exclusivamente durante a gravidez e afeta a mãe, sem envolver diretamente o feto.
Subcategorias do CID O26:
- O26.0 Ganho excessivo de peso na gravidez
- O26.1 Ganho de peso insuficiente na gravidez
- O26.2 Assistência à gravidez por motivo de abortamento habitual: Usado como CID secundário, para representar um histórico de aborto habitual.
- O26.3 Retenção de dispositivo intra-uterino contraceptivo (DIU) na gravidez
- O26.4 Herpes gestacional
- O26.5 Síndrome da hipotensão materna
- O26.6 Transtornos do fígado na gravidez, no parto e no puerpério
- O26.7 Subluxação da sínfise (púbica) na gravidez, parto e puerpério
- O26.8 Outras afecções especificadas, ligadas à gravidez
- O26.9 Afecções ligadas à gravidez, não especificadas
Artigos Populares
Perguntas Frequentes
Não. O O26 deve ser utilizado para condições específicas relacionadas à gravidez que não são classificadas em outras categorias mais detalhadas.
Use O26.2 quando a paciente estiver grávida no momento e tiver histórico de abortamento habitual. O código N96 deve ser utilizado apenas para mulheres não grávidas em investigação.
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades.
Se você o recebeu por engano, entre em contato com o remetente imediatamente e apague-o de seus arquivos.
Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele, é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.