Os Diagnosis Related Groups (DRGs) são grupos de pacientes internados que compartilham características clínicas semelhantes e apresentam padrões comparáveis de consumo de recursos hospitalares. A construção e definição de cada DRG seguem critérios bem estabelecidos para garantir que os agrupamentos sejam coerentes, gerenciáveis e úteis na prática assistencial e de gestão.
Características básicas de um DRG
- Uso de variáveis rotineiras: Os DRGs são calculados com base em dados comumente coletados pelos hospitais, como diagnósticos, procedimentos, idade, sexo e uso de ventilação mecânica.
- Conjunto gerenciável de grupos: Existe um número limitado de DRGs que representa adequadamente todos os tipos de pacientes atendidos em ambiente hospitalar.
- Consumo de recursos semelhante: Cada DRG reúne pacientes que apresentam consumo semelhante de recursos, como tempo de permanência, uso de centro cirúrgico e exames complementares.
- Coerência clínica: Os pacientes agrupados em um mesmo DRG compartilham características clínicas, relacionadas a sistemas orgânicos ou etiologias comuns, e são geralmente assistidos por uma mesma especialidade médica.
📌 Importante:
Um dos diferenciais da metodologia DRG é a combinação entre coerência clínica e lógica de consumo de recursos. Isso significa que, mesmo que dois pacientes tenham consumo de recursos semelhantes, como no caso de uma curetagem e uma adeno-tonsilectomia, eles não serão agrupados no mesmo DRG se pertencerem a especialidades diferentes e envolverem sistemas orgânicos distintos.
Perguntas Frequentes
Artigos Populares
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades.
Se você o recebeu por engano, entre em contato com o remetente imediatamente e apague-o de seus arquivos.
Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele, é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.