O indicador % de condição adquirida (CA) em pacientes de risco avalia a ocorrência de eventos adquiridos durante a internação entre os pacientes considerados mais vulneráveis.
Esse grupo inclui idosos, recém-nascidos (exceto DRG 795), pacientes com passagem por CTI e aqueles cuja permanência prevista é igual ou superior a 4 dias e que tiveram excesso de permanência superior a 30%.
Por que esse indicador é importante?
Pacientes de risco exigem maior atenção da equipe assistencial. Quando ocorre uma condição adquirida nesses casos, além do impacto direto na saúde do paciente (complicações, sequelas ou óbito), há aumento significativo nos custos hospitalares e tempo de permanência. Por isso, o indicador é analisado no IQIC como uma métrica de segurança e efetividade assistencial.
Como é feito o cálculo?
- Numerador: Total de altas de pacientes de risco com condição adquirida.
- Denominador: Total de altas de pacientes de risco.
Quanto maior o percentual, melhor o resultado. O indicador tem direção da seta para cima e não é passível de validação manual na plataforma.
Artigos Populares
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades.
Se você o recebeu por engano, entre em contato com o remetente imediatamente e apague-o de seus arquivos.
Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele, é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.