Um dos indicadores avaliados pelo Índice da Qualidade da Informação Clínica (IQIC) é o percentual de altas com CID principal não especificado. Esse indicador reflete diretamente a precisão da codificação e a qualidade da documentação clínica disponível no prontuário.
O que significa CID principal não especificado?
O CID principal é considerado "não especificado" quando representa um diagnóstico genérico ou vago, sem detalhamento clínico suficiente. Esses códigos dificultam a correta classificação do caso e comprometem a análise da complexidade assistencial e a comparação entre instituições.
Como esse indicador é calculado?
- Numerador: Total de altas com CID principal não especificado.
- Denominador: Total de altas.
Análise do indicador: quanto menor o percentual, melhor o desempenho. A direção da seta é para baixo.
Por que esse indicador importa?
CIDs genéricos prejudicam a precisão das análises, impactam a atribuição do DRG e enfraquecem os relatórios assistenciais, clínicos e econômicos. O uso correto do CID principal reflete diretamente a qualidade do prontuário e da codificação e, por consequência, da instituição.
Artigos Populares
- Altas sem CID secundário: por que esse indicador importa?
- Como o IQIC é calculado? Entenda os percentis e a pontuação
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades.
Se você o recebeu por engano, entre em contato com o remetente imediatamente e apague-o de seus arquivos.
Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele, é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.