As especializações são extensões adicionais aos códigos da CID-10 utilizadas na Plataforma Valor Saúde Brasil para qualificar um diagnóstico ou procedimento de forma mais precisa. Elas são representadas por letras ou números adicionados ao final do CID e Procedimentos e permitem identificar com mais clareza o contexto clínico de cada paciente.
O uso correto das especializações contribui diretamente para a qualidade da codificação, impactando positivamente os indicadores do IQIC (Índice da Qualidade da Informação Clínica) e refletindo com maior fidelidade a complexidade assistencial prestada.
Por que utilizar especializações?
- Elas garantem a fidedignidade da informação clínica codificada.
- Evita perda de pontuação no IQIC por codificações genéricas ou incompletas.
Exemplos práticos de especializações
Abaixo, alguns exemplos do uso de especializações que enriquecem significativamente a codificação:
-
Doença associada:
-
Tipo de complicação da diabetes:
-
Baixo peso ao nascer:
Esses detalhes enriquecem a codificação, permitindo análises mais robustas e diagnósticos mais precisos ao nível assistencial, epidemiológico e de gestão.
Artigos Populares
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades.
Se você o recebeu por engano, entre em contato com o remetente imediatamente e apague-o de seus arquivos.
Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele, é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.