O indicador Pós-MDC no IQIC – Índice da Qualidade da Informação Clínica sinaliza que houve uma codificação não usual, na qual o paciente foi alocado em um DRG do tipo Pós-MDC. Essa condição requer atenção, pois indica que o CID Principal não pertence ao mesmo sistema orgânico do procedimento de maior porte realizado durante a internação.
O que significa estar no Pós-MDC?
Um DRG classificado como Pós-MDC ocorre quando há uma inconsistência entre o diagnóstico principal e o procedimento cirúrgico de maior porte. As principais situações que podem levar a esse cenário são:
- Codificação incorreta: CID principal ou procedimentos não estão alinhados com o quadro clínico do paciente.
- Condição adquirida durante a internação: O paciente apresentou um evento adverso ou complicação que exigiu a realização de um procedimento não previsto.
- Procedimento adicional não relacionado à condição de admissão: Ex: internação utilizada para tratar outra doença ou realizar procedimento eletivo sem relação direta com o motivo da admissão.
Impacto no IQIC
Altas classificadas como Pós-MDC afetam negativamente a pontuação do IQIC, pois indicam falta de correlação clínica entre diagnóstico e tratamento. Esse indicador reflete diretamente a qualidade da codificação e a fidedignidade das informações clínicas extraídas do prontuário.
Como agir diante de um DRG Pós-MDC?
Veja mais detalhes no artigo: Pós MDC
Perguntas Frequentes
Artigos Populares
Este documento e seus anexos são restritos ao(s) destinatário(s) e poderão ser divulgados apenas para pessoas que necessitem dessas informações para a realização de suas atividades.
Se você o recebeu por engano, entre em contato com o remetente imediatamente e apague-o de seus arquivos.
Qualquer uso não autorizado, replicação ou disseminação deste documento, ou parte dele, é proibido. Antes de imprimir, pense no meio ambiente.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.